10 Setembro 2021      09:58

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Novo site dá a conhecer vinhos e enoturismo portugueses a estrangeiros

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital

O Turismo de Portugal lançou uma nova página de Internet, dirigida sobretudo aos turistas estrangeiros, que disponibiliza os vinhos e o enoturismo portugueses.

O lançamento da plataforma foi anunciado pelo ministro da Economia durante a 5.ª conferência da Organização Mundial de Turismo sobre Enoturismo, que arrancou esta quinta-feira em Monsaraz.

Em declarações à Lusa, Pedro Siza Vieira afirmou que “o trabalho que estamos a fazer no enoturismo passa, não só por melhorar a oferta” e “a formação das pessoas, mas também passa pela promoção internacional. E este site é uma ferramenta”.

Assim, a página de Internet “dá a conhecer aos visitantes internacionais, não apenas aquilo que são os nossos vinhos, mas também os nossos destinos turísticos ligados ao vinho”, assinalou o ministro.

Siza Vieira afirmou também esperar que este novo recurso “tenha tanto sucesso” como a campanha “Wine Pairs with Portugal”, que “chegou a oito milhões de contactos, em apenas dois meses”.

Além disso, o governante revelou que Portugal é um dos países da Europa que “extrai mais receita por turista internacional” e que esta cresceu “mais de 60%”, entre 2011 e 2019. Para o ministro, o futuro do setor em Portugal “assenta em chegar a mais mercados”, em “ter um turismo todo o ano, combatendo a sazonalidade”, e em “ter mais destinos”.

“Para isso, é preciso investir em produtos turísticos que atraiam turistas para outras regiões do país, para além daquelas que são as regiões turísticas tradicionais, o Algarve, a Madeira ou Lisboa”, defendeu.

Já Luís Araújo, presidente da Turismo de Portugal, argumentou que a página “quer ser mais do que uma simples montra” daquilo “que se pode fazer de enoturismo em Portugal”.

“Não estamos a falar só das características das regiões, isso também lá está, mas há mais do que isso. É o setor público” e “o setor privado em conjunto, as rotas do enoturismo, os programas e as experiências que se podem fazer em cada região”, assinalou.

E, segundo o mesmo responsável, o site tem “até uma área com as melhores recomendações dos enólogos em cada região e as recomendações secretas”.

“Pretende chamar a atenção, mas principalmente estimular quem nunca pensou em enoturismo ou quem nunca pensou em vinho relacionado com Portugal”, para “que pense de maneira diferente e muito associada à componente turismo”, explicou Luís Araújo.

Além da nova página de Internet, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital revelou ainda que, em fevereiro do próximo ano, a cidade do Porto vai acolher um novo evento internacional, a “Wine and Travel Week”. Uma iniciativa que o Governo pretende “fazer regularmente”, para “passar a marcar o calendário internacional do enoturismo”.

“Achamos que podemos conjugar a reflexão à volta do enoturismo” e “a experiência dos vinhos em Portugal”, tornando o evento uma “referência para o enoturismo mundial”, disse.

Recorde-se que a conferência internacional que arrancou em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, prolonga-se até sexta-feira e é promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Turismo de Portugal e da câmara alentejana.

 

Fotografia de oturismo.pt