14 Outubro 2020      08:24

Está aqui

Novo Núcleo Museológico de São Pedro ganha vida em Grândola

O município de Grândola vai inaugurar, no próximo dia 22 de outubro, pelas 11h30, o Núcleo Museológico de São Pedro. A cerimónia, integrada nas Comemorações dos 476 do concelho, contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

De acordo com a Câmara Municipal, o Núcleo Museológico de São Pedro visa “ser um local de investigação e divulgação da memória coletiva e de salvaguarda do património histórico e arqueológico do Concelho de Grândola”.

O espaço, instalado no centro da vila, surgiu da reabilitação da antiga Igreja de São Pedro, edifício dos finais do século XVI, e da antiga Central Elétrica. Vai permitir acolher exposições de longa duração e temporárias, além de garantir “as condições de acondicionamento adequadas” para as reservas museológicas do município.

Segundo a autarquia, o visitante “é convidado a empreender uma viagem sem precedentes ao longo dos diferentes períodos históricos, por vestígios materiais deixados por comunidades de antanho, desde os antigos caçadores recolectores até aos tempos do Llugar da Gramdolla”. O núcleo irá revelar o território da vila alentejana “repleto de monumentos megalíticos, necrópoles de cistas, minas, fábricas de salga, templos, ruínas e naufrágios, que a investigação histórica e arqueológica se encarregou de desvendar”.

Com um total de 200 m2, este novo espaço tem duas salas laterais dedicadas à exposição de longa duração, “retratando lugares e exibindo artefactos datados desde o Paleolítico ao século XX”, e uma outra sala lateral dedicada a exposições temporárias, onde ficarão patentes, numa primeira fase, fotografias da coleção Martins & Máximo. O espaço alberga ainda um pequeno auditório para a projeção de um filme alusivo à história do concelho de Grândola.