23 Julho 2018      12:36

Está aqui

Nova Revolução?

Vivem-se dias históricos em Cuba. Encontra-se neste momento em curso um processo de revisão da Constituição e com medidas que muitos de nós dificilmente imaginaríamos no regime cubano.

Na nova Constituição cubana vai desaparecer o termo comunismo como sistema obrigatório de governação.

Vai ser inserido o conceito de propriedade privada, como forma de defesa dos interesses dos cidadãos e dos seus investimentos.

Irá ser criada a figura do primeiro-ministro, tornando o regime cubano em algo semelhante a um regime semi-presidencialista (no entanto com a ressalva do actual governo que a figura do Presidente manterá poderes e não será apenas um elemento figurativo).

Por fim, outra das alterações divulgadas será a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Todas estas medidas serão submetidas a referendo popular, após discussão e aprovação nos órgãos constitucionalmente definidos.

Estas alterações, a concretizarem-se e ao serem postas em prática, marcarão sem dúvida uma alteração e uma época de abertura numa das mais antigas ditaduras comunistas em toda a História.

Há ainda muitos passos a dar. Basta olhar para a média de idades dos membros do Governo (todos acima dos sessenta anos) para percebermos que a mudança de mentalidades ainda não se encontra presente em todos os campos.

O povo cubano ainda vive no limiar da pobreza e com a escassez de meios por todos conhecida.

As dúvidas sobre a verdadeira implementação destas medidas são inevitáveis no entanto, só o facto de se estarem a discutir estas temáticas é um grande passo no caminho para a diminuição do poder ditatorial.

A História poderá efectivamente ser feita.

Aguardamos todos ansiosamente para ver se estas medidas passarão do papel e se novas medidas na mesma onda virão.

Imagem de capa de br.sputniknews.com
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.
 
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.