6 Agosto 2016      10:56

Está aqui

NOVA PONTE DO DEGEBE – O SONHO SERÁ REAL

Ao fim de várias décadas de espera, marcadas por avanços e recuos, vários concursos e vários planos, a Ponte sobre o Degebe e a variante do Albardão – na Estrada Nacional 256, que liga Évora a Reguengos de Monsaraz – vai finalmente avançar.

O momento do início foi marcado ontem – sexta – em Reguengos de Monsaraz, pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. O projeto prevê não só a construção de uma nova ponte como a correção do traçado sinuoso onde se verificaram já muitos acidentes, e a ponte não permite a passagem de dois automóveis em simultâneo, nos dois sentidos da estrada.

O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora) José Calisto revelou que finalmente “foram ultrapassados os últimos obstáculos que impediam o início da construção da ponte e da variante, obras de grande importância para o desenvolvimento económico e turístico do concelho e para a segurança de todos os automobilistas que circulam nesta via.” Tendo mostrado ainda a satisfação com o avanço desta obra de grande importância para o concelho e para toda esta região.

Após as palavras do presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, foi a vez dos detalhes técnicos da obra serem apresentados por Carlos Santinho Horta, Diretor da Rede Rodoviária da Infraestruturas de Portugal. Após a intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a comitiva visitou o local da obra que está já comtemplada no Plano de Proximidade 2015-2019 da Infraestruturas de Portugal. Presentes estiveram ainda os deputados de PSD e PS, António Costa da Silva e Norberto Patinho, respetivamente, além de autarcas dos concelhos limítrofes.

Esta obra – uma nova ponte e uma variante de 2,7 km - representa um investimento de três milhões de euros e prazo de execução de 300 dias.