5 Fevereiro 2019      16:43

Está aqui

Nova espécie de abelha descoberta em Mértola

A descoberta, apesar de ter sido feita em 2016, só agora vê a luz do dia, depois de confirmada cientificamente. Foi descoberta uma nova espécie de abelha na Ribeira do Vascão, em Mértola. A história é contada hoje pela TSF, numa peça assinada por Joana Carvalho Reis, que conta como Ana Gonçalves, uma jovem bióloga, encontrou a nova espécie de abelha, na primavera de 2016, nas margens da Ribeira do Vascão, em Mértola, enquanto procurava insectos com um grupo de amigos.

Trata-se de uma abelha pequena, de cor preta com o abdómen laranja, é polinizadora de várias plantas e foi-lhe atribuído o nome de protosmia lusitanica. Ana Gonçalves conta "Reparei que era uma espécie que ainda não tinha na minha coleção. Enviei para um especialista que estava a fazer um catálogo das abelhas existentes em Portugal e foi ele que percebeu que era algo especial e depois enviou para outro especialista que descreveu a espécie", que agora, em conjunto com o francês Gerard Le Goff, especialista em entomologia, assina o artigo que dá a conhecer ao mundo a protosmia lusitanica.

Ana Gonçalves está a fazer um mestrado em Biologia da Conservação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área dos dípteros, as moscas.

Ainda segundo a peça, a Ribeira do Vascão é muito rica em termos de biodiversidade e ainda se conhece pouco sobre o insetos que ocupam a zona.

 

Imagem de capa de Nicolas Vereecken/DR

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.