A Ecopista de Reguengos, com quase 38 quilómetros e inserida no Projeto “Grande Rota do Montado”, foi inaugurada esta terça-feira, numa cerimónia que contou com os autarcas de Évora, Reguengos de Monsaraz e Redondo, além da IP Património.
Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) refere que este novo equipamento valoriza “o território e o montado alentejano, proporcionando uma outra forma de descobrir a beleza natural do Alentejo, através de percursos acessíveis a todos, seja a pé ou de bicicleta”.
A sessão protocolar contou com os discursos de Carlos Pinto de Sá, presidente do município de Évora, de Francisco Grilo, vice-presidente do município de Reguengos de Monsaraz, de Nuno Neves, vogal do Conselho de Administração da IP Património, e de David Galego, presidente do município de Redondo e da CIMAC.
Além disso, Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, destacou “o papel fundamental dos fundos comunitários no financiamento de projetos” como este.
Após a cerimónia, os presentes visitaram ainda “uma das pontes ferroviárias deste antigo ramal, emblemática obra de arte que exemplifica a harmonia entre a sustentabilidade e o património natural da região”.
O evento terminou com um Alentejo de Honra, “momento que marcou a partilha de ideias e o sucesso desta nova infraestrutura que, certamente, marcará a oferta turística e cultural do Alentejo”, explica a mesma fonte.
Fotografia de infraestruturasdeportugal.pt