1 Agosto 2020      12:22

Está aqui

Nova campanha de escavações expõe mais da cidade romana em Marvão

Decorre na antiga cidade romana de Ammaia, em Marvão, nova campanha de escavações e que quer deixar à vista parte do antigo anfiteatro desta cidade romana, no coração da Serra de São Mamede.

Esta nova campanha – que decorrerá durante cerca de três anos - é composta por arqueólogos portugueses e espanhóis que centram a escavação na identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, como os locais onde se guardavam os animais para as célebres lutas contra humanos, ou onde os gladiadores se preparavam os combates.

Apesar de ter começada a ser estudada a cidade romana em 1930, só no ano passado foi descoberto o anfiteatro desta cidade, sendo o quinto anfiteatro romano conhecido em toda a área correspondente à antiga província da Lusitânia - depois dos descobertos os anfiteatros de Mérida (Espanha), Conímbriga (Coimbra), Bobadela (Oliveira do Hospital) e Caparra (Cáceres, Espanha).

Ammaia tem cerca de 25 hectares e está classificada como Monumento Nacional desde 1949, estando, no entanto, abandonada até finais de 1994.

A cidade data de perto dos anos 44/45 d.C. e foi elevada a Mvnicipivm ainda durante o séc. I d.C., embora só existam registos sobre o mesmo no reinado de Lúcio Vero, no ano de 166 d.C, como revela a Fundação Ammaia na sua página.

 

Imagem de wikimedia.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.