1 Abril 2019      15:19

Está aqui

Norte defende País dividido em 5 regiões depois das legislativas

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e um dos defensores da regionalização

O poder político e académico do norte do País esteve reunido este fim-de-semana para defender a regionalização após as eleições legislativas de outubro.

Segundo o Observador, autarcas, comunidades intermunicipais, universidades e associações da região norte estiveram reunidos em Bragança para discutir a regionalização. Está prometida a reabertura do debate e assinada a proposta de um novo referendo nacional à regionalização, depois da última consulta popular ter sido chumbada há 20 anos.

Desta reunião, que envolveu uma centena de personalidades políticas e académicas saiu um Memorando de Entendimento “que apela aos partidos com assento parlamentar para inscreverem nos seus programas eleitorais o compromisso de um novo referendo após as legislativas de outubro”.

Os subscritores deste memorando defendem que só a regionalização do país pode resolver a “demonstrada a ineficácia do modelo centralista no combate à desertificação do interior e das periferias” e quer dividir o país em cinco regiões administrativas: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão