24 Dezembro 2019      10:40

Está aqui

Norte-americanos interessados no novo terminal do Porto de Sines

Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.

"Esta delegação teve oportunidade de conhecer o aumento da importância do Porto de Sines no tráfego marítimo internacional nos últimos anos, o projecto de expansão do Terminal XXI, o projecto de construção do Terminal Vasco da Gama e o desenvolvimento da ZAL – Zona de Actividades Logísticas a instalar nos terrenos da ZILS junto aos novos terminais", relatou a aicep Global Parques.

O terminal (que implica um investimento privado de 642 milhões de euros) terá uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU e um cais com um comprimento de 1.375 m com 3 posições de acostagem simultânea dos maiores navios do mundo (400 metros de comprimento, 60 metros de boca e capacidade de 24.000 TEU). Terá uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH.

Recorde-se que o concurso internacional com vista à concessão do novo terminal foi lançado no passado dia 15 de Outubro – o prazo de apresentação de propostas é de 9 meses, prevendo-se a adjudicação no último trimestre de 2020 e início da obra em 2021.

 

Fonte: Revista Cargo

Imagem de capa de KEVIN LAMARQUE