14 Janeiro 2016      15:49

Está aqui

NORTE ALENTEJANO O'MEETING: A GRANDE PROVA INTERNACIONAL COM POUCO APOIO NACIONAL

O Norte Alentejano O'Meeting volta a Castelo de Vide (Portalegre) pela quarta vez em dez edições do evento, afirmando-se assim no panorama nacional e internacional das provas de orientação.

Para o efeito e segundo a organização, que cabe ao Grupo Desportivo dos Quatros Caminhos, o sucesso mundial da prova deve-se muito à criação em 2011 do campo de treinos do Alto Alentejo porque é lá que muitas das equipas de Orientação vão estagiar antes e depois do evento, de forma a adptarem-se às características da região, que são únicas em todo o mundo e, por isso mesmo, tão atrativas para um número crescente de atletas estrangeiros.

A orgnização adianta ainda que a prova conta já com a participação de 5 atletas masculinos do top ten mundial e a número 2 do mundo, a Sueca Tove Alexandersson, na capa.

Apesar da falta de apoios estatais, a organização tem conseguido a autorização de parte dos proprietários para viabilizar a iniciativa, que consegue promover a economia regional em época baixa.

A prova vai decorrer no fim-de-semana de 13 a 14 de fevereiro de 2016, conta com o apoio do município de Castelo de Vide, da Federação Portuguesa de Orientação e da Federação Internacional de Orientação.

O que é a Orientação?

Orientação consiste em encontrar e seguir o melhor itinerário, através de um terreno desconhecido, contra o tempo, o que exige não só boa condição física como boa leitura do mapa, avaliação de opções de itinerário, utilização da bússola, concentração sob stress, rapidez na tomada de decisão, corrida em terreno acidentado e tudo o mais que as surpresas do terreno forem revelando.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.