1 Dezembro 2019      11:46

Está aqui

No Alentejo há uma aldeia com mil heróis

Hoje é 1 de Dezembro, Dia do Restauração da Independência, e várias terras alentejanas viram o seu nome gravado na História neste dia: Vila Viçosa, Évora, entre outras, mas há mais. Há uma aldeia alentejana que neste dia teve mil heróis. Sabe qual é?

Fica no concelho de Moura e deve o seu nome deriva do dia de hoje: Santo Aleixo da Restauração!

Reza a História que, após a Restauração da Independência, em 1640, Santo Aleixo foi palco de grandes combates, nomeadamente o de 6 de outubro de 1641 e o de 12 de agosto de 1644. Ambos causaram muitas baixas na população e o último ataque valeu à aldeia de Santo Aleixo a designação de aldeia heróica e a alteração da sua toponímia, em 1957, para Santo Aleixo da Restauração.

É sobre esta última batalha que fala o livro “Uma aldeia, mil heróis...”, de Marisa Bacalhau e Carlos Rico e que é hoje lançado em Moura, no âmbito das comemorações da Restauração da Independência de Portugal.

Este é um pequeno livro ilustrado e que conta os acontecimentos de 12 de agosto de 1644 em Santo Aleixo.

A edição conta com o do Município de Moura que pretende assim dar um contributo para a reafirmação de valores identitários da população e criar um instrumento pedagógico que explore um tema tão delicado quanto importante para a história local.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.