19 Maio 2019      10:04

Está aqui

No Alentejo, há uma festa como se fazia há 2000 anos

Vai ser na cidade Romana de Ammaia que se vai celebrar uma festa como se fazia há 2000 anos e ao melhor estilo romano.

É o III Ammaia Festum, de 31 de maio a 1 de junho, e que terá a cidade romana do concelho de Marvão como cenário. Este festival procura celebrar o legado romano do concelho e contará com espetáculos de recriação histórica e muita animação cultural, de música, dança, espetáculos de fogo, representações teatrais, artes circenses a reproduções de batalhas, e reconstituições do quotidiano romano. A juntar a isto, existirão ainda visitas guiadas ao Museu e às ruínas da Cidade Romana, um mercado de rua, um espetáculo noturno de teatro, dança, acrobacia e fogo.

Como o festival coincide com o Dia Mundial da Criança, existirão ainda muitas atividades pedagógicas para os mais pequenos como jogos lúdicos e oficinas de experimentação.

Ammaia, em pleno parque Natural da Serra de S. Mamede, com uma área de aproximadamente 25 há, está classificada como Monumento Nacional desde 1949 (embora tenha estado ao abandono até 1994) e este festival, da responsabilidade do Município de Marvão e da Fundação Cidade de Ammaia, tem por objetivo divulgar a herança romana de Marvão, além de incentivar a um maior fluxo turístico e estimular a economia local.

 

Fique com o programa completo:

 

Dia 31 de maio (sexta-feira)

18h00 | Abertura do III Ammaia Festum com Espetáculos de recriação histórica Romana, Acampamento de Legionários, Lutas de gladiadores, Figuras mitológicas, Mercado de rua

Comédia, Música, Dança, Visitas guiadas ao Museu e ruínas da Cidade Romana de Ammaia

21h30 | Espetáculo de teatro, dança, acrobacia e fogo “Ubi tu Gaius, ego Gaia”

 

Dia 1 de junho (sábado)

17h00 | Abertura do III Ammaia Festum

- Comemoração do Dia Mundial da Criança (Crianças até aos 12 anos com entrada gratuita) com atividades especificamente dirigidas aos mais jovens, jogos lúdicos e oficinas de experimentação.

- Espetáculos de recriação histórica Romana, Acampamento de Legionários, Lutas de gladiadores

Figuras mitológicas, Mercado de rua, Comédia, Música, Dança

- Visitas guiadas ao Museu e ruínas da Cidade Romana de Ammaia

21h30 | Espetáculo de teatro, dança, acrobacia e fogo “Ubi tu Gaius, ego Gaia” que conta a história de um casamento em segredo. Cássia, filha de um importante pretor romano, apaixona-se por Flavius, um simples ator ambulante. Sendo impedidos de casar pela sua condição social, decidem fazê-lo em segredo. Na escuridão da noite e perante Júpiter, o casamento é celebrado.

Seguem-se os festejos com bailarinas e acrobatas que invadem o espaço e, guiados pela estrela Vésper, encantam o casal (e o público) com os seus talentos.

 

Imagem de lojareidasespadas.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.