24 Setembro 2019      10:20

Está aqui

Natureza, Deus e Nós numa instalação de Helder Cavaca em Évora

O pátio do INATEL em Évora vai ser o cenário de uma instalação de escultura na qual Helder Cavaca usa a cortiça de forma inovadora.

A Instalação de três elementos dispostos numa trilogia de relações, onde a Natureza assume uma representação de Deus e de Nós, deixa espaço ao visitante para assumir um papel activo nesse triângulo.

A escultura sugere olharmos um pedaço de uma árvore como algo divino ou como uma projecção de nós. Propõe ocupar esse lugar em que nos ligamos à natureza para transmitir uma mensagem que visa sensibilizar para as questões da natureza e da urgência de mudança para valores que curem a nossa relação com a Terra. Partindo de um conceito de eco-arte, consciente do impacto ecológico da construção, exposição e efeitos a longo prazo da obra, com a cortiça a assumir o papel gerador, o artista traz a este espaço uma proposta singular de ecologia, tecnologias tradicionais e digitais, resultando numa expressão inovadora e original de Arte sustentável.

Com inauguração no dia 28 de Setembro pelas 18h00, esta mostra estará patente ao público de domingo a quinta das 9h00 ás 23h00, sextas e sábados das 9h00 à 1h00.

Helder Francisco Nabo Cavaca Évora (1966). Passou a infância em contacto com oficinas e materiais tradicionais na essência da cultura Alentejana. Interessado desde cedo por tecnologia, estudou engenharia informática e teve um percurso como repórter em televisão. No final dos anos 90 voltou às origens das artes tradicionais, e com a sua base no conhecimento tradicional foi descobrindo novas possibilidades de se reinventar com novas tecnologias digitais e design. Foi formador e artesão especialista em vários projetos de desenvolvimento das artes e ofícios. Na última década, o respeito pela natureza e por processos naturais tornaram-se valores e orientações prementes para a sua expressão. Na cortiça, encontrou um material natural com longa tradição em Portugal e uma extensa abordagem de respeito ecológico. Expôs em galerias de arte em Évora e Lisboa, teve peças expostas em eventos em Portugal Espanha e França, bem como em Coleções Particulares. Recentemente, foi convidado para participar com esculturas em cortiça natural, numa exposição em Nova York, prevista para Novembro de 2019.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.