20 Janeiro 2019      13:07

Está aqui

Nasceram os Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”

Os Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” tem candidaturas abertas até 15 fevereiro.

Esta é a primeira edição destes prémios e que surgem inseridos no projeto A.L.A. – Agendas Locais da Água no Alentejo, financiado pelo Fundo Ambiental e desenvolvido em consórcio liderado pela EDIA, com a CONSULAI e a Universidade de Évora e estes prémios pretendem reconhecer projetos, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), e que implementem um conjunto de boas práticas relacionadas com o uso eficiente da água, do solo, a conservação da biodiversidade, a promoção e a divulgação dos seus modelos de negócio, integrando os conceitos mais recentes de desenvolvimento sustentável.

O objetivo é identificar e dar visibilidade às empresas, pessoas e instituições que contribuem para a eficiente utilização dos recursos naturais, com especial enfoque no recurso água.

É ainda objetivo a criação de uma rede colaborativa de agricultores que demonstrem boas práticas e promovam a disseminação de conceitos que conciliam ambiente e agricultura, e que permitam criar mais valias para os produtores que as implementam, a médio e longo prazo.

Até ao próximo dia 15 de fevereiro, estão abertas as candidaturas em 4 categorias:

• + PRODUÇÃO: Esta categoria pretende distinguir os produtores agrícolas (pessoas individuais ou pessoas coletivas), beneficiários da EDIA, que promovam o uso eficiente da água bem como a adoção de práticas sustentáveis (económicas, sociais e ambientais). Serão aceites nesta categoria os projetos agrícolas que representem um valor acrescentado para a região de Alqueva, que estejam implementados no terreno e que tenham resultados demonstrados.

• + TRANSFORMAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir as empresas agroindustriais que implementem práticas que conduzam a um crescente uso eficiente de água no seu processo e/ou que implementem práticas sustentáveis em termos sociais, ambientais ou económicos. Os projetos têm de estar implementados e com resultados demonstrados.

• + INOVAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir projetos de inovação/investigação que promovam a sustentabilidade e a eficiência do uso de água pelos utilizadores de água da EDIA. Os projetos têm de estar em curso, ou concluídos, valorizando-se os projetos com resultados demonstrados.

• + UTILIZAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir todas as entidades empresariais (excluindo as empresas agrícolas e agroindustriais) e não empresariais (escolas, câmaras municipais, associações, cooperativas, ONG, etc.) que promovam práticas sustentáveis relacionadas com critérios sociais e ambientais, destacando o uso sustentável da água. Serão aceites nesta categoria as iniciativas que contribuam para a sustentabilidade dos recursos hídricos (por exemplo, através de campanhas de sensibilização, divulgação de informação sobre o uso eficiente da água, monitorização do consumo da água nas instalações, instalação de equipamentos para controlo de caudal ou substituição de equipamentos por outros mais eficientes). Os impactos das iniciativas têm de ser sentidos na área de influência do EFMA.

A categoria +VALOR – cujos candidatos categoria foram selecionados pela EDIA - é exclusivamente uma categoria de votação e, pretende premiar as entidades que se tenham distinguido com papel relevante na região, em temáticas relacionadas com a gestão da água e uso sustentável de recursos, ao nível da investigação, divulgação e promoção das melhores práticas, criando valor na área de influência do Alqueva. Os.

 

Para aceder ao regulamento aqui e para mais informações aqui.

 

Imagem de dinheirovivo.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão