24 Setembro 2016      17:30

Está aqui

MUSEUS DE ÉVORA JUNTOS EM REDE

Foi ontem apresentada a Rede de Museus e Equipamentos de Évora, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no salão nobre do Município, na presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal I.P., do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, entre outros representantes de entidades envolvidas.

Com a cidade a celebrar 30 anos como Património Mundial da UNESCO, esta rede conta com 17 pontos de referência museológica, e foca-se sobretudo em pontos junto à acrópole romana, expandindo-se para o Núcleo Museológico do Megalitismo, sediado no Convento dos Remédios, e o Colégio dos Leões, fora do denominado centro histórico.

A criação desta rede tem como objetivo promover e melhorar a informação sobre os polos culturais de relevo a nível patrimonial e turístico e é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Arquidiocese de Évora, Biblioteca Pública de Évora, Palácio Cadaval, Fundação Eugénio de Almeida, Museu do Relógio, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Universidade de Évora.

Confira os locais que fazer parte desta rede:

1- Convento dos Remédios /Núcleo Museológico do Megalitismo

2- Casa da Balança

3- Núcleo CEA – Central Elevatória de Água

4- Arquivo fotográfico

5-Museu de Évora

6- Igreja do Salvador

7- Casa de Burgos

8- Museu de Arte Sacra da Sé de Évora

9- Igreja de S. Francisco / Capela dos Ossos

10- Biblioteca Pública de Évora

11-Fórum Eugénio de Almeida

12- Paço de São Miguel e Casas Pintadas

13- Palácio Cadaval e Igreja dos Loios

14- Museu do Relógio - Pólo de Évora

15- Colégio do Espírito Santo

16- Palácio do Vimioso

17- Colégio dos Leões

O programa das comemorações do Dia Mundial do Turismo estende-se até dia 28 de setembro e na terça-feira, dia 27 e Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Évora vai oferecer visitas guiadas ao interior do Banco de Portugal, a alguns pontos emblemáticos do Centro Histórico, ao Convento dos Remédios e à Torre de Sertório. No posto de Turismo da Praça de Giraldo decorrerá o passatempo “Évora 30 anos Património da Humanidade”, e serão oferecidos vouchers de experiências Top Emotions e vouchers de oferta para prova de vinhos numa loja local. 

As comemorações terminam na quarta, 28, com uma visita guiada ao Tribunal da Relação de Évora (Palácio Barahona) e à Agencia do Banco de Portugal, conduzidas pelo Prof. Paulo Simões Rodrigues​.

 

Imagem vipvan.pt