26 Janeiro 2020      16:03

Está aqui

Museu da Tapeçaria de Portalegre entre os 6 recomendados pela National Geographic

A edição portuguesa da National Geographic recomenda a visita que não deve perder a 6 museus portugueses em 2020 e um deles é o Museu da Tapeçaria de Portalegre.

Sobre o museu alentejano, a recpnhecida revista norte-americana diz que “as tapeçarias de Portalegre são uma peça de arte original que se distingue pela sua qualidade e técnica.” Explicando depois que as temáticas se baseiam em obras de pintores conhecidos como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, Le Corbusier, entre outros, e que, através de uma técnica exclusivamente manual, se criam as peças de tapeçaria que fazem parte do espólio.

Estas tapeçarias começaram a ser feitas em 1946, quando dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro, quiseram fazer ressurgir a tradição dos tapetes de ponto de nó de Portalegre, pois muitos dos exemplares existentes tinham ficado destruídos com o terramoto de 1755.

Atualmente, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino tem exposta grande parte da sua coleção de tapeçaria e dedica-se também à conservação e estudo das tapeçarias de Portalegre.

 

Imagem de mtportalegre.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.