10 Janeiro 2016      11:39

Está aqui

MUSEU INTERATIVO DO MEGALITISMO NASCE EM MORA

Vai nascer no Alentejo mais um importante polo museológico: o Museu Interativo do Megalitismo, em Mora (Évora).

A construção desta infraestrutura está quase terminada - a abertura deverá ocorrer em abril ou maio deste ano – e integra o projeto de recuperação da estação ferroviária de Mora.

O investimento é de 2,5 milhões de euros - comparticipado em 85% por fundos comunitários.

Luís Simão, presidente da Câmara de Mora, à Lusa, revelou que espera que esta nova atração seja “complementar ao Fluviário”, que já recebe "cerca de 50 mil visitantes", e que permita aos turistas ter atrativos para que possam prolongar a estadia mais que dia.

"As investigações arqueológicas em Mora começaram há mais de 100 anos. Foram encontrados milhares de peças e de monumentos e, durante muito tempo, as pesquisas decorreram na freguesia de Pavia, mas, hoje, sabemos que existem vestígios em todas as freguesias" – referiu o autarca.

Mora é um concelho com uma vasta riqueza arqueológica e este museu quer potenciar essa riqueza do megalítico; muitas das peças encontradas no concelho estarão expostas no novo museus, no entanto, a interatividade com os visitantes será o foco principal, tratando-se mesmo de um “um projeto inovador na área da museologia em Portugal" e será projetado um filme em três dimensões com a apresentação do museu, além de vitrinas interativas e a projeção de hologramas, que vão fazer aparecer homens do tempo do megalitismo.

 

Imagem das Grutas de Altamira (Espanha) daqui