14 Julho 2019      18:12

Está aqui

Museu de Tapeçaria de Portalegre já reabriu e em festa!

Foi com uma festa que o Museu de Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, reabriu ontem à noite.

Durante a inauguração foi projetado o documentário "Tapeçaria - uma tradição que revive", de António Pedro Vasconcelos, e que trata sobre estas tapeçarias que se distinguem pela sua técnica original desde o final dos anos 40; seguiu-se uma festa no terraço do museu.

Após uma requalificação e ampliação - num investimento de 400 mil euros, 90% dos quais comparticipados pelo Turismo de Portugal - o museu tem já patentes exposições, onde se inclui a fabulosa coleção de tapeçaria, sendo do senso geral a necessidade de preservar e incentivar a divulgação desta manufatura para que esta arte não se esqueça.

Este Museu é um uma importante marca da cidade e da cultura regional e nacional, sendo reconhecido por todos pela sua qualidade e esta obra tem um prazo de execução da obra de 210 dias e esta requalificação vai permitir expor peças com 6 metros de altura e 12 metros de comprimento, como, por exemplo, a tapeçaria “Portugal”, de Almada Negreiros.

O Museu dedica-se à exposição, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre e está instalado no Palácio Castelo Branco, situado no centro histórico daquela cidade alentejana. Nele se podem apreciar obras de autores como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, Le Corbusier, entre outros.

Para além da área de exposições permanente, o Museu dispõe de uma galeria de exposições temporárias – onde se incluem agora duas obras da autoria de Carlos Botelho (1899-1982), pertencentes à Coleção do NOVO BANCO: o óleo “Lisboa vista do miradouro de São Pedro de Alcântara” (1961) e a tapeçaria “Vista de Lisboa” (1980), produzida pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, que ficarão em exposição permanente por um período de 5 anos.

O museu conta ainda com um auditório, um foyer e um jardim, espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter cultural, artístico e lúdico.

Outro grande objetivo da Câmara Municipal de Portalegre e da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é a candidatura da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, assim como o Plano de Salvaguarda e Gestão, que é um instrumento relevante para a preservação e valorização deste Património.

A Tapeçaria de Portalegre é uma tapeçaria mural decorativa, original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o cartão do pintor. Utilizando uma técnica totalmente manual, tem como ponto de partida um original de pintores conhecidos, portugueses ou estrangeiros. Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem).

 

Imagem de viagens.sapo.pt