4 Julho 2021      13:05

Está aqui

Museu do Azeite em Moura passa a gestão municipal

Decorreu, esta semana, a assinatura dos Autos de Transferências de Competências na Área da Cultura e que, entre outros museus e autarquias,  passa a gestão do Museu do Azeite para a alçada da autarquia alentejana.

A cerimónia, que decorreu em Abrantes, contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho e que assinou o documento que formaliza a transferência de competências de gestão, valorização e conservação do Museu do Azeite (Lagar de Varas do Fojo) para o Município, ao abrigo do processo de descentralização de competências para os municípios no domínio da cultura.

O Museu do Azeite (Lagar de Varas do Fojo) é um antigo lagar comunitário, que trabalhava à maquina. Qualquer pessoa que tivesse azeitona poderia trazê-la a este lagar e transformá-la, deixando em compensação uma parcela do azeite produzido ao dono do lagar. 

Foi uma evolução do sistema romano de produção de azeite e conheceu um período ativo de laboração de um século, entre 1841 e 1941 e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1986.

 

Imagem de visitalentejo .pt