29 Janeiro 2017      11:33

Está aqui

MURALHAS MEDIEVAIS DE MONSARAZ REQUALIFICADAS

Foi com uma candidatura ao programa operacional Alentejo 2020 que se tornou possível a requalificação de uma parte das muralhas de Monsaraz e para a reabilitação do Caminho da Barbacã. O investimento a realizar será de 1,36 milhões de euros, comparticipado a 75 por cento pelo FEDER.

Este investimento vai permitir finalizar a recuperação estrutural das muralhas da vila medieval e criar um percurso pedestre no interior e no exterior do castelo, junto à Barbacã, com ligação ao recente Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz.

A autarquia salienta que estas obras de requalificação não têm só o objetivo recuperar e preservar o património, mas também o de assegurar a sua promoção e dinamização, valorizando-o e reforçando a cultura como um fator de desenvolvimento, visando também o aumento e melhoria da oferta turística e o bem-estar da população.

As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.