31 Janeiro 2021      13:02

Está aqui

Municípios alentejanos com programas de apoio financeiro a empresas e famílias

Reguengos de Monsaraz vai apoiar as famílias, associações, instituições sociais, empresas e empresários através isenção total do pagamento do valor da tarifa fixa de abastecimento de água aos consumidores domésticos nos meses com estado de emergência, com início no processamento referente aos consumos de janeiro e, segundo as previsões, até março.

As instituições sociais do concelho e a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz foram dispensadas do pagamento das tarifas fixas e variáveis dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos e o pagamento das tarifas fixas. -o pagamento destes serviços foi igualmente isentado para todos os utilizadores não-domésticos e associações sem fins lucrativos, com exceção dos organismos públicos, e das tarifas variáveis às empresas e empresários em nome individual sedeados no concelho que comprovem a redução de 30 por cento no valor da faturação, face ao período homólogo de 2020 (janeiro, fevereiro e março de 2020).

Já a Câmara Municipal do Alandroal irá reforçar os apoios à educação, empresas, restauração e alojamentos e famílias afetadas pela pandemia, mantendo em vigor todos os apoios criados desde o início da pandemia, e reforçando-os com a disponibilização de refeições a todos os

alunos com ação social escolar durante o período de interrupção letiva e o reforço do número de equipamentos informáticos para disponibilizar aos alunos face ao aumento da procura em relação ao ano letivo anterior, uma medida também tomada por Reguengos.

Quando o regresso dos alunos às escolas for real, a autarquia decidiu que transportes e refeições serão gratuitos para todos os alunos até ao final do ano letivo.

Quanto às empresas, o município vai adquirir vouchers-refeição e vouchers-alojamento aos restaurantes e alojamentos de modo a assegurar liquidez para suportar despesas com impostos e outras despesas fixas durante o período em que estiverem encerrados e o município vai complementar em 20% as candidaturas aprovadas no Programa APOIAR Restauração – 1a fase (2020).

Moura reativou o Fundo Municipal de Emergência Empresarial de modo a assegurar a fase de normalização da atividade das empresas cuja atividade tenha sido gravemente afetada pela pandemia de COVID-19.

Este mecanismo de apoio funcionará enquanto incentivo financeiro extraordinário e poderão ser beneficiários deste fundo os empresários que exerçam a sua atividade na qualidade de empresários em nome individual ou enquanto sócios gerentes de sociedades comerciais e que desenvolvam a sua atividade no concelho e nas áreas de atividade forçadas a encerrar durante o Estado de Emergência, e cujo volume de negócios não tenha ultrapassado o valor de €75.000,00 euros no ano de 2019.

Os interessados poderão formular as candidaturas até 30 de junho de 2021, sendo que as condições de acesso ao Fundo Municipal de Emergência Empresarial encontram-se disponíveis nos serviços de atendimento a Munícipe da Câmara Municipal de Moura, bem como no seu sítio internet, em www.cm-moura.pt/fundo-empresarial, local onde se encontra igualmente disponível o acesso ao formulário de candidatura.

A Câmara de Portalegre aprovou a isenção de pagamento da tarifa de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, no período de confinamento obrigatório entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2021, a todos os estabelecimentos de comércio e restauração.

Mais a sul, na Vidigueira, foi implementado um programa de apoio financeiro, que prevê um investimento total de 100 mil euros, destinado às empresas e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, e que exerçam a sua atividade no concelho de Vidigueira, nomeadamente estabelecimentos de Alojamento, Restauração e Bebidas, Animação Turística, Atividades Artísticas e Culturais e outras especificadas.

 

 

Imagem de  gouteland .pt