31 Dezembro 2015      12:13

Está aqui

MUDE COM O NOVO ANO

Mudar de ano é uma época de resoluções: “No próximo vou fazer isto e aquilo e quero conseguir tal coisa” etc, mas para chegar a esses desejos comer as passas com o passar da meia-noite não basta. Muitas vezes só conseguirá chegar a esses objetivos mudando-se a si primeiro.

Acha que não? Consegue lembrar-se da lista de resoluções que fez o ano anterior? Conseguiu o que queria? 

Nos negócios, na sua vida profissional ou até pessoal, há coisas que pode melhorar para que possa realmente mudar com o ano novo.

 

1.       Não minta a si próprio

“Eu posso fazer isto.”,” Eu estou sozinho nisto.”, “Ninguém sabe reconhecer uma boa ideia.” Ou “Só eu é que não tenho sorte.” São frases que deve pôr de parte. Deve ter cuidado com o que pede; se se limitar a este tipo de pensamentos a sua mente vai transpô-los para a realidade. Quando lhe surgirem estes tipos de pensamento pergunte-se “Será mesmo assim?”, assente os pés no chão, veja a realidade como é e vai ver que a sua mente terá um reflexo mais positivo e motivador.

 

2.      Não evite a verdade

Se evita a verdade, o mais provável é que evite também outros temas e coisas. Raramente as coisas melhoram só porque sim; deve criar um plano e encarar o que há a encarar e mais tarde perguntar-se-á “porque é que não fiz antes”.

 

3.      Ponha a raiva de parte

Agarrar-se à raiva e à vingança só faz perpetuar o negativismo. Isso pode afetar o seu humor, mas também a sua saúde e criatividade, bem como as relações. É hora de compreender os seus sentimentos e resolver questões em aberto, do passado e do presente.

 

4.      Deixe-se de práticas ineficazes

Se algo não está a funcionar, resolva-o ou livre-se desse problema.

 

5.      Pare de criticar-se negativamente

Todas as pessoas cometem erros. As pessoas falham e você também é humano. Pense em toda a energia que vai poupar se parar de criticar-se negativamente e aprender a focar-se nas aprendizagens e experiências e siga em frente.

 

6.      Liberte-se de relações pouco saudáveis

Há pessoas na sua vida que esgotam a sua energia e paciência? Avalie essas relações e ou passa menos tempo com essas pessoas ou deixe de estar com elas, pura e simplesmente. Guarde as suas energias para quem é realmente importante.

 

7.       Livre-se da ansiedade

Há uma grande diferença entre ver todo o panorama e estar preparado para qualquer eventualidade e preocupar-se com qualquer problema antes que ele exista. Tome riscos calculados e concentre as suas energias na preparação.

 

8.      Seja humilde

Lembre-se que ninguém consegue nada sozinho, mesmo trabalhando duro. Não julgue que os outros devem ser iguais a si ou que tiveram as mesmas oportunidades e benefícios que você teve. Ponha de parte o seu ego, seja humilde, e peça aos outros que partilhem consigo as suas histórias; ficará surpreendido com as histórias que vai ouvir.

 

9.      Não seja preguiçoso

Só as pessoas mesquinhas com sucesso é que se preocupam só com elas; ajude os outros, entre em práticas que o ajudem a manter uma mentalidade saudável. Tem inventado desculpas para não o fazer? É hora de as pôr de parte e de ser verdadeiro consigo próprio.

 

10.   Não diga mais: “Não tenho tempo….”

Esta é sempre a primeira desculpa que sai da boca de um empreendedor. Se não tem tempo de fazer algo, se não investir nas relações importantes e se não der os passos para que o seu negócio cresça, então está ocupado a fazer as coisas erradas.

 

11.     Não pense que qualquer pessoa pode fazer

Quando você tem um dom, é comum acreditar que qualquer pessoa pode fazer o mesmo, que é fácil. Não é. Pare de se diminuir a si próprio e às suas capacidades, em vez disso esteja grato por tê-las. Aprecie-se mais.

 

12.   Deixe de adiar

Se é apanhado muitas vezes a fazer coisas aborrecidas, se é subalternos ou se se desvia do seu caminho, há algo mais marcante a acontecer. Procure ajuda para perceber o quê e pare de pôr “paninhos quentes” em planos que não funcionam.

 

13.   Pare de acreditar que alguém o vai ajudar

Os empreendedores costumam ter parceiros ou contratar especialistas porque pensam que os outros terão todas as respostas. Você já tem a maioria das respostas e só precisa de ajuda para chegar a elas. Antes de tomar decisões drásticas e/ou medidas caras, procure um mentor ou alguém que o consiga ajudar a dar o melhor de si.

 

14.   Não pense que sempre que lhe falta algo

Se acredita que nunca terá dinheiro ou apoio suficiente, provavelmente nuca terá. Coisas boas nascem das dificuldades, aproveite as oportunidades para ser criativo e utilizar todos os seus recursos e capacidades. Pende abundantemente.

 

15.   Não diga “não consigo”

As coisas com que preenche o seu subconsciente podem acabar por tornar-se realidade. Em lugar de “não consigo” pense “eu consigo” e vou descobrir como.

 

16.   Não ponha todos os outros antes de si

Algumas pessoas acreditam que é egoísta colocarem a elas em primeiro. Em muitos casos, isso não é verdade. Pare de se sacrificar ao ponto de se negligenciar e tenha em conta as suas próprias necessidades. Só assim poderá estar em plenitude nas vidas dos outros e ter um impacto maior e mais positivo.

 

17.    A perfeição não existe

Dê o seu melhor sempre. Muitos empreendedores gastam muito dinheiro e tempo em busca da perfeição e acabam por descobrir o que já se sabe: não existe. Tem medo de quê?

 

18.   Não ponha o cérebro antes da intuição

Se tem um palpite é melhor segui-lo e não pensar na lógica. O seu subconsciente sabe coisas que os eu cérebro nunca saberá.

 

19.   Pare de tentar impressionar as pessoas com a sua sabedoria

O seu vocabulário e definições técnicas podem ser extremamente aborrecidas para os outros. Não deixe que os outros, especialmente os clientes, tenham que fazer um grande esforço para compreender aquilo que você faz. Não querem saber. Seja simples e torne-o divertido.

 

20.  Não espere nada em troca

Se vai ajudar alguém faça-o porque quer, não porque espera que receber algo em troca. A reciprocidade existe, mas nem sempre como você quer.

 

21.   Pare de esperar pela hora certa

Haverá alturas em que não tem o plano adequado ou que não tem o conhecimento completo e isso não faz mal. Às vezes só tem que confiar e ter vontade de aprender com a experiência. Compreenda a diferença entre estratégia e medo do que há-de vir.

 

22. Não descuide a sua imagem

Trabalhar a partir de casa pode facilmente levar a que o faça com roupão, pijama ou sweat-shirt. Goste ou não, o modo como cuida de si (mesmo quando está sozinho) tem um grande impacto na sua energia. Um bom duche e alguma roupa decente dão-lhe confiança e atraem sentimentos de triunfo e sucesso.

 

23.  Pare de pensar que precisa de coisas que realmente não precisa

O novo escritório precisa de mobília nova ou a antiga serve? Se está tentado a usar o livro de cheques, antes deve perguntar-se se a compra vai ter impacto naquilo que é realmente importante.

 

24.  Deixe de pensar que a felicidade só toca os outros

Ninguém o pode fazer sentir algo que não sente, e a felicidade não é exceção. Você escolhe os seus sentimentos, estar feliz ou sentir-se miserável. Olhe mais fundo e não mais longe.

 

25. Não tenha comportamentos cínicos ou sarcásticos

Diga o que pensa em lugar de se esconder no sarcasmo. Escolha bem as suas palavras e diga a verdade. As pessoas vão respeitá-lo por isso. 

 

Agora é a sua vez.  Enfrente o Novo Ano de cabeça levantada! 365 novos dias esperam por si.

 

Imagem daqui