30 Julho 2020      11:56

Está aqui

Moura desafia população a dar nome a cria de abutre-preto

A Herdade da Contenda, E.M. deu início ao processo de escolha do nome de um abutrepreto em que será colocado um emissor GPS/satélite fornecido pela associação Vulture Conservation Foundation.

O processo de marcação será coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza. Assim, através do formulário que se disponibiliza na página de internet da Herdade da Contenda – www.herdadedacontenda.pt - é possível, a todos os interessados, enviarem sugestões de nomes associados à toponímia local, até ao dia 3 de agosto de 2020.

Como ainda não é possível afirmar se o jovem abutre é macho ou fêmea (estão a ser feitas análises às penas para identificar o sexo), cada participante deverá votar em 2 nomes (1 para macho e 1 para fêmea). Tratando-se de uma ave cujos movimentos podem ser acompanhados por satélite, haverá mapas de movimentos que serão disponibilizados ao público em tempo real, estimulando o conhecimento da ecologia e biologia desta ave.

Os nomes para votação são os seguintes: Macho: St. Aleixo, Safarejo, Pais Joanes, Medronho, Chaparrito Fêmea: Esteva, Safara, Moura, Tomina, Ferrenha

São raros os nascimentos de uma cria abutre-preto no Alentejo, na Herdade da Contenda, em Moura e merecem destaque porque esta ave já havia desistido de se reproduzir no Alentejo há mais de quarenta anos. A ave tem merecido o apoio do projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”.

O Abutre-preto está ameaçado de extinção em Portugal e a principal ameaça que enfrenta é a do envenenamento deliberado, sendo que estão sinalizadas menos de uma centena em Portugal.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.