22 Novembro 2020      10:54

Está aqui

Moura com sistema inovador de eficiência hídrica nos espaços verdes

O Município de Moura está a testar sistema inovador de eficiência hídrica nos espaços verdes, fruto de uma estratégia de sustentabilidade no concelho.

O município alentejano será um dos primeiros a nível nacional a implementar este projeto-piloto que visa a redução dos volumes de água consumidos através da rega de espaços verdes públicos relvados.

A tecnologia inovadora denomina-se DryJect, é foi apresentada pela empresa VIBEIRAS; combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio (SAP), que promove a retenção de água ao nível das raízes, permitindo a disponibilização desta de acordo com as necessidades das plantas.

O ensaio foi realizado no dia 20, no relvado localizado na Praça Sacadura Cabral, uma área total de cerca de 1.000m2. As regas semanais deste espaço deverão agora ser reduzidas para metade, sendo monitorizada a evolução e comportamento do relvado, estando a autarquia liderada por Álvaro Azedo a ponderar o alargamento da aplicação desta tecnologia a outros espaços verdes em função da avaliação dos resultados obtidos.