27 Dezembro 2018      09:08

Está aqui

Morreu a atriz alentejana Manuela Cassola

Maria Manuela Cassola Ribeiro nasceu a 19 de junho de 1925, em Portalegre, onde vivia. Faleceu ontem aos 93 anos.

A atriz afirmou-se no teatro e ganhou projecção mediática com a sua participação na série televisiva Inspetor Max, já no final da sua carreira. Manuela Cassola frequentou o curso de teatro do Conservatório Nacional e integrou a seguir o elenco do Teatro Nacional, segundo uma nota do Diário de Notícias. Depois foi para o Teatro São Carlos, onde teve intervenções dramáticas nas óperas “Orfeu em Lisboa” e “Tá mar", de Ruy Coelho, entre outras. Manuela Cassola, que colaborou com frequência em programas de rádio-teatro da Emissora Nacional, passou ainda por várias companhias, como a do Chiado, e participou em espetáculos dirigidos por Mário Viegas e Juvenal Garcês.

Nos Estados Unidos, interpretou a peça “Celestina”, de Fernando de Rojas, tendo conquistado o prémio de interpretação integrada no Festival El Ciglo de Ouro Teatro Clássico Espanhol com o Teatro Ibérico. Além de teatro e cinema, na televisão, a atriz participou em várias séries e telenovelas, como “Passerelle” (1988, RTP), “A Banqueira do Povo” (1993, RTP), “Camilo & Filho” (1996, SIC), “Jardins Proibidos” (2000, TVI), “Super Pai” (2001, TVI) e “Rainha das Flores” (2016, SIC).”

Algumas peças que fez: “Sua Excelência o Pendura”; “Romance de Lobos”; “A Boa Pessoa de Setzuan”; “A Dama do Maxim”; “O Pirata Que Não Sabia Ler”; “Ligações Perigosas”; “Nápoles Milionária”; “Amor Com Amor Se Paga”; “Cabaret Bas Fond”, entre outras.

Imagem de capa de maria.pt

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão