18 Maio 2022      12:07

Está aqui

Montemor-o-Novo é palco de festival internacional de marionetas

O 14.º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo vai receber um total de 21 apresentações de 12 companhias e artistas de França, Bélgica, Brasil, Peru e Portugal, e tem início no próximo dia 25 de maio, prolongando-se até dia 5 de junho.

De acordo com a agência Lusa, o festival é organizado pela Alma d’Arame – Associação Cultural e apresenta uma “programação multidisciplinar”, em que o teatro de marionetas se cruza com outras formas artísticas.

À semelhança do que aconteceu na edição do ano passado, além das apresentações de marionetas, estão previstos teatro, “performances”, concertos, exposições, “workshops” e uma “masterclass”, que irão decorrer no Cineteatro Curvo Semedo, na Sociedade Carlista, no Parque Urbano, no Mercado Municipal, no agrupamento de escolas e no Espaço da Alma d’Arame, em Montemor-o-Novo.

Adicionalmente, o certame vai voltar a incluir duas extensões, uma em Lisboa, com quatro apresentações no Teatro Ibérico, nos dias 27 deste mês e 2 de junho; e outra na aldeia de Casa Branca, no concelho de Montemor-o-Novo, com duas apresentações no dia 3 de junho.

O evento vai também abranger a comunidade educativa, com formações e apresentações para as escolas deste concelho, o que a Alma d’Arame considera ser “um dos pontos altos” da sua programação anual.

De acordo com a programação, a companhia Mossoux-Bonté apresenta “Whispers”, no primeiro dia do festival e no seguinte, seguindo-se o espetáculo “Pour bien dormir”, pela MECANIkA, no dia 27.

Para o dia 28, estão previstas as apresentações de “Bonecos do Mercado”, pela Alma d’Arame, e “Os Sonhos de Tom”, pela Limite Zero, em Montemor-o-Novo, assim como “Cuentos Pequeños”, por Hugo & Ines, em Lisboa.

Outros espetáculos incluídos são “Body Rhapsody”, por Hugo & Inês (dia 29 de maio), e “Memórias”, pelo Teatro da Recusa, e “Kamishibai Bicycle”, por JackasEntertainer (ambos no dia 1 de junho).

Os franceses Papierthéâtre apresentam “Noir ou blanc”, no dia 2 de junho, em Lisboa, e a 4 e 5, em Montemor-o-Novo.

Também para o dia 2 de junho, mas em Montemor-o-Novo, está previsto o espetáculo “A Revolta dos Objetos: Uma Conferência Animada”, com o Teatro de Ferro, enquanto Daniel V. Melim vai levar “Pinturas Cantadas”, no dia 3 de junho, à aldeia da Casa Branca.

Outras iniciativas passam pela exposição “Os idiotas”, de Ricardo Nicolau de Almeida, no Cineteatro Curvo Semedo; uma “masterclass” por Hugo & Ines, nos dias 30 e 31, no Espaço da Alma d’Arame; e o concerto “Endless monologue”, com Ana Casa Branca, no dia 3 junho, na aldeia de Casa Branca.

 

Fotografia de 24.sapo.pt