25 Dezembro 2018      10:20

Está aqui

Montemor-o-Novo: Ministra anuncia obras no Convento da Saudação

Graça Fonseca - Ministra da Cultura

As obras de recuperação do Convento de Nossa Senhora da Saudação, em Montemor-o-Novo, deverão começar em janeiro, assegurou a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Após o teto deste edifício, que é Monumento Nacional - e sob a tutela da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças - ter ruído parcialmente devido às intempéries meteorológicas, a ministra revelou que, em conjunto com a autarquia, existe já um plano para escoar e manter o edifício e que tardará cerca de 12 meses, sendo que depois será realizada uma intervenção de reabilitação geral.

No início de outubro um temporal fez ruir uma parte considerável do Convento da Saudação, um dos mais importantes monumentos de Montemor-o-Novo e que acolhe o "Espaço do Tempo", uma estrutura transdisciplinar que serve de apoio a inúmeros criadores nacionais.

O edifício, construído no século XVII e monumento nacional, não conseguiu suportar as fortes rajadas de vento e a chuva de ontem, tendo desabado a abóbada. Para Rui Horta, responsável pelo espaço, o desabamento "de um dos mais emblemáticos lugares de criação do nosso país e um dos centros de residências artísticas mais reconhecidos internacionalmente, é uma vergonha nacional e um insulto ao trabalho do Espaço do Tempo", que alerta "há 18 anos" para a necessidade de se intervir naquele edifício e que tem inclusive um projeto de recuperação, há espera de financiamento.

O Convento, que pertenceu à Ordem Dominicana, foi sempre habitado por um grande número de religiosas. Com a extinção dos conventos em 1834, e a morte da última prioresa, em 1874, o edifício foi ocupado pelo Estado e, em 1876, ali instalado o Asilo de Infância Desvalida, que ocupou o edifício até aos anos 60 do século XX.

O Convento tem sido, nos últimos anos, alvo de obras pontuais. A recuperação parcial das suas coberturas, na segunda metade dos anos 90 do século passado, pela D.G.E.M.N., impediu a derrocada deste valioso conjunto monumental. A Câmara Municipal realizou em 1998 obras de restauro de carpintarias. Actualmente funcionam no edifício o centro transdisciplinar O Espaço do Tempo e a Oficina de Arqueologia do Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

 

Imagem de portugal.gov.pt

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.