21 Julho 2022      12:14

Está aqui

Monsaraz torna-se um Museu Aberto de 23 a 31 de julho

O evento Monsaraz Museu Aberto vai realizar-se de 23 a 31 de julho com um programa dedicado ao património da vila medieval, anunciou a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Em comunicado, a autarquia explica que esta bienal cultural pretende “abordar o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espetáculo”, e este ano a programação conta com as atuações de Jorge Palma (31 de julho), Tiago Bettencourt (24 de julho) e Buba Espinho (30 de julho).

No dia 23 de julho, dia de abertura da iniciativa, está programado o Dia Aberto sobre o complexo arqueológico dos Perdigões, que contempla uma visita guiada por António Valera, diretor do Núcleo de Investigação Arqueológica da Era Arqueologia, entidade que “está a efetuar escavações arqueológicas no local”.

Estão também previstas uma visita à reserva de materiais na Torre do Esporão e a palestra “Entre animismos, banquetes e familiaridades: a relação homem/animal nos Perdigões”, por António Valera e Nelson Almeida, investigador no Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

De acordo com o município, os interessados deverão inscrever-se através do e-mail da Era Arqueologia (geral@era-arqueologia.pt).

Nesse mesmo dia, o Quinteto Jazz de Lisboa abre o ciclo de concertos agendados no adro da Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, a partir das 22:00. Estão igualmente previstos concertos de grupos como Klang.data (25 de julho), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (27 de julho), Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense (29 de julho), Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, José Manuel Farinha e Joana Godinho (30 de julho).

O certame contempla também várias palestras, apresentadas por arqueólogos, investigadores e especialistas em património de várias instituições, além de exposições e o lançamento do livro “Monsaraz, estórias e lendas”, de Isidro Pinto (29 de julho).

A autarquia destaca ainda a exposição de fotografias da década de 1970 intitulada “Memórias de Monsaraz”, que reúne 23 fotografias de Monsaraz, tiradas por um grupo de fotógrafos amadores e profissionais a propósito de um concurso de fotografia promovido pelo município.

O evento é de entrada livre, com as exceções dos concertos de Tiago Bettencourt e Jorge Palma, cujo bilhete tem um custo de 5 euros.

 

Fotografias de sonymusic.pt, rr.sapo.pt e ionline.sapo.pt