22 Março 2019      08:57

Está aqui

Monsaraz: prova épica coloca 1600 entre a terra e o céu

Decorrerá, este fim de semana, a 5ª edição do Sharish Monsaraz Natur Trail, em Reguengos de Monsaraz, e que vai contar com 1600 participantes divididos em 305 equipas, além de muitos corredores individuais. A distância máxima, o Ultra Trail, conta com 150 inscritos, o Trail Longo conta com 510, o Trail Curto com 690 e a Caminhada com 250. A equipa Algarviana Team é a equipa com mais elementos inscritos.

A prova alentejana faz parte, pela primeira vez, do Campeonato Nacional de Trail da Associação Nacional de Trail (ATRP), facto que deu um novo atrativo a uma prova já nacionalmente conhecida e que traz ao Alentejo atletas de todo o país, mas também de Espanha, Alemanha, França e Brasil.

Iniciativa do Sharish Gin/Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva, a organização conta com um staff de apoio constituído por 120 voluntários.

O impacto da prova nota-se já no concelho com várias unidades hoteleiras esgotadas desde há muito, estimando-se que, entre atletas, familiares e acompanhantes, venham a Reguengos cerca de 3000 pessoas.

Os percursos serão constituídos essencialmente por trilhos muito técnicos e, mostra uma vez mais, que o Alentejo não só plano, uma vez que a prova dos 45Km terá uma altimetria cumulada de 1800m e a outra prova que conta para o Campeonato Nacional ATRP, a dos 25Km, com 1400m.

O Tribuna Alentejo esteve á conversa com Nuno Machado, diretor e atleta dos “Piranhas do Alqueva”:

TA - O que é que necessário para organizar uma prova desta dimensão?

NM - É necessário muita coisa, mas o essencial é o apoio de todos os parceiros privados e institucionais. Para se chegar a estes números de participantes, numa prova no interior do pais, é necessário primeiro que tudo construir bases. No nosso caso, a construção dessas bases tardou cerca de 3 anos e foi necessário muito empenho e dedicação na organização das edições anteriores.

TA - Como se sentiram ao saber que o esforço dos últimos anos foi reconhecido ao verem a prova integrar o Campeonato Nacional da ATRP?

NM - Acima de tudo foi uma felicidade enorme pelo reconhecimento de todo o trabalho anterior, por vezes não foi fácil. Mas, simultaneamente, sentimos também o peso da responsabilidade por subir para um patamar que, ao nível do BTT, em 2015, já tínhamos sentido com a organização do Campeonato Nacional de BTT.

TA - O que podem esperar os atletas desta edição 2019 da prova?

NM - Os atletas podem esperar uma prova ao nível do melhor que se faz no nosso país! Queremos que seja um dia marcado por muita diversão e superação! Uma prova épica!

 

Ainda não aconteceu o Sharish Monsaraz Natur Trail e a os “Piranhas” preparam o Sharish Maratona BTT Piranhas do Alqueva, que decorrerá a 2 de junho e cujas inscrições abrem já dia 25 de março.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.