10 Abril 2021      13:31

Está aqui

Monsaraz, Elvas e Viana do Alentejo com exposições abertas ao público

Monsaraz, Elvas e Viana do Alentejo têm já abertas ao público exposições após a segunda fase de desconfinamento ter avançado.

Em Monsaraz, na Igreja de Santiago – Galeria de Arte,a partir de hoje e até 6 de junho estará exposição “Sombras e Contrastes”, de Miguel Duarte, com 11 quadros em relevo sobre madeira e centra-se na natureza dos campos alentejanos, numa mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, integrada no ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto”.

Pode ser visitada diariamente entre as 10h e as 13h e das 14h até às 17h, mas até 2 de maio, apenas estará aberta ao fim de semana até às 12h30.

Miguel Duarte nasceu em Amareleja e trabalha a madeira em baixo-relevo utilizando goivas, vernizes, tintas e a pirogravura.

No Castelo de Viana de Alentejo estará patente - até dia 27 de junho - a exposição “Das teias – O tear como lareira (e os contos ao luar)”.

Integra o Ciclo de Exposições Temporárias da Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo/Castelo promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e Junta de Freguesia de Viana e traz-nos a imaginação tecida pelas mãos que trabalham entre as linhas do tear.

É composta por têxteis de Isabel Cartaxo pretende mostrar facetas do seu trabalho, inseridas na reflexão sobre a passagem do tradicional ao contemporâneo. Aprender com o passado, propondo reflexões sobre modos evolutivos e inovadores de expressão artesanal.

Isabel Cartaxo é artesã têxtil que, sendo natural de Lisboa, se fixou no Alentejo como opção consciente de modo de vida onde cria um pequeno rebanho de ovelhas Campaniças, que lhe fornece matéria-prima preferencial, bem como agir em todo o ciclo da lã, embora trabalhe e experimente outras fibras, em Vale de Gatos, Viana do Alentejo, onde tem também o seu ateliê disponíveis para oficinas e residências que englobam todo o ciclo da lã, da tosquia ao produto acabado.

A exposição pode ser apreciada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Em Elvas, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas já está também aberto ao público às terças das 15H às 18H, e de que quarta a domingo, das 10H às 13H e das 15H às 18H, encerra às segundas-feiras e nas terças-feiras de manhã.

 

Imagem de arteseoficios-alentejo.com/isabelcartaxo