4 Setembro 2017      09:05

Está aqui

MONSARAZ ELEITA COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL

A Vila Alentejana de Monsaraz, no Alentejo Central, foi eleita ontem uma das sete vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal, na categoria Aldeias.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, diz que “foi com muita emoção que vivi o concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, especialmente ontem na gala final quando foi anunciada a vitória de Monsaraz. Esta distinção dos portugueses vem certificar mais uma vez a beleza monumental e arquitetónica de Monsaraz, mas também a genuinidade das suas gentes que tão bem sabem receber. Este prémio é muito importante para a promoção turística de Monsaraz, que atualmente recebe cerca de 100 mil turistas por ano, e eu gostaria que todos os portugueses conhecessem esta maravilha de Portugal”.

A monumentalidade de Monsaraz deve-se a milénios de história nesta região. Monsaraz recebeu influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e tem na sua envolvente mais de 150 monumentos megalíticos identificados, alguns com mais de seis mil anos de história.

No interior de Monsaraz destaca-se o seu conjunto arquitetónico, com cerca de vinte monumentos e locais de interesse protegidos pelas imponentes muralhas que se mantêm com a passagem do tempo, tais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario. Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem, agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.

As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.