14 Maio 2022      10:01

Está aqui

Momentos especiais

Falar sobre momentos será um dia como falar sobre o eterno. Não que os momentos sejam eternos. Não o são e certamente nunca serão eternos porque são a antítese da eternidade. Os momentos, sejam bons ou maus, são únicos. E que assim sejam e que continuem a ser para os que os vivenciam e aproveitam ou sofrem sejam abençoados nesse momento.

Cada momento na vida de cada um de nós torna-se especial, torna-se único. Talvez por isso celebremos os melhores momentos da nossa vida. Dos momentos menos bons ou maus não queremos memória.

Curiosamente, apagamos qualquer memória do sofrimento que enfrentamos na vida e guardamos os bons, aqueles momentos especiais… todos os momentos que vivemos e consideramos diferentes.

Hoje, dia 14 de maio, celebramos um dia especial, um dia ótimo para todos os que se sentem felizes hoje. É o dia em que o momento feliz se torna especial. Conhece essa diferença? Qual é o momento que nos define?

Na próxima semana, dia 20 há um momento muito especial. Passam 20 anos da independência de Timor-Leste. Passam 20 anos de memórias para mim e de crescimento de uma nação que vi nascer a partir dos dois anos.

20 de maio. Momento especial. O tempo passa e todos nós crescemos, a nação cresceu e atingiu a idade adulta.

Querido Timor, conhecemo-nos quando tinhas dois anos e foi um momento especial. Muitos anos depois, a nossa ligação não se alterou e cada vez que nos encontramos, é um momento especial!

Foram anos e anos de espera pela independência de um povo que, com todas as dificuldades, conseguiu chegar ao seu objetivo especial. O momento mau, depois o momento bom! Neste momento, parabéns irmãos!

O eterno não existe, nada me parece ser eterno. Tudo o que me rodeia parece ser um momento especial e assim nos construímos. A cada minuto, um momento, seja ele especial ou não, alteramos alguma coisa e caminhamos no mesmo sentido. Um momento especial. Aquele momento que se torna relevante quanto caminhamos, aquele momento que fica marcado na nossa mente. Este e todos os que se marcam, que se remarcam, os que se relêem e, confesso e sei que sabeis, todos são especiais.