10 Janeiro 2021      12:03

Está aqui

Ministro da Ciência e do Ensino Superior elogia a visão da Universidade de Évora

Manuel Heitor - Ministro da Ciência e do Ensino Superior

O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou a visão que a Universidade de Évora tem para o seu desenvolvimento, elogiando o seu potencial de desenvolvimento e a visão clara para o futuro numa abrangência variada de áreas que vão das Artes à Saúde, passando pela Inteligência Artificial e a Agricultura.

A revelação do governante foi feita publicamente na academia alentejana, esta semana, numa visita ao abrigo do roteiro “Um dia…a pensar o futuro” e onde revelou ainda que “as Universidades devem continuar a deitar abaixo os muros, criando espaços de grande interação com as regiões e empresas” e que são “locais para todas as idades”.

A aposta da Universidade de Évora na sustentabilidade do Território foi motivo para mais elogios por parte de Manuel Heitor que visitou o novo laboratório Arteria Lab, instalado no Edifício dos Leões, um espaço transdisciplinar de investigação e experimentação e que cruza áreas artísticas, tecnológicas e científicas.

O ministro assistiu também à apresentação do Laboratório para a Produção e Experimentação de Realidade Imersiva, e do Laboratório de Desenvolvimento de Teste de Materiais Compósitos e Soluções Tecnológicas e conheceu o complexo SPHERA-CASTRIS, no antigo convento de S. Bento de Cástris e que será um espaço de referência das Ciências e da Cultura no Alentejo e onde referiu que “o conhecimento não tem limites e a aposta na Ciência e na Inovação é o caminho que a Europa deverá seguir”.

Conheceu ainda ao trabalho desenvolvido ao nível da investigação científica quer no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento-MED,  quer no Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais, a Cátedra Life Span, entre outros da área da saúde e bem-estar como a Plataforma de Gestão de conhecimento em Saúde e da Aeronáutica, nomeadamente  os projetos desenvolvimento em conjunto entre o CEIIA e a Cátedra Aeroespacial da UÉ.

 

Imagem de sapo. pt