29 Outubro 2022      10:52

Está aqui

A minha homenagem ao professor Adriano Moreira

Tive o privilégio em conhecer o Professor Adriano Moreira há muitos anos atrás quando fiz parte do Conselho Nacional de Educação.

Bastava conversar um pouco com o Professor Adriano Moreira para perceber que estávamos perante um Homem com uma sabedoria enorme e com um nível cultural e intelectual espetacular. A sua presença era sempre entusiasmante, porque cada conversa transformava-se numa aula cheia de brilhantismo. Uma lição bastante rica!

O conhecimento que transmitia dava sempre a sensação de alguém muito experiente em matérias da soberania do estado de direito, da defesa e segurança do estado, do modelo de educação de um povo, do modelo social e solidário de um país, entre outras matérias. Todas estas matérias associadas a forte conhecimento da nossa história e de uma riqueza cultural incomensurável. Um verdadeiro pensador!

Dava sempre aquela sensação de que estávamos perante alguém muito especial, onde percebemos com toda a clareza que temos muito para aprender. Um homem sereno, sem sobranceria, um verdadeiro cavalheiro.

Muitas vezes o reencontrei, sobretudo na minha passagem pela Assembleia da República (nos muitos almoços em que ele participava com a sua filha), sempre com o mesmo tom, a mesma serenidade, transportando consigo aquela longa sabedoria.

O Professor Adriano Moreira foi político e professor universitário. Mais do que a sua estória política, deixa-nos um Homem que muito contribuiu para o pensamento da sociedade portuguesa. O Professor Adriano Moreira foi uma figura marcante na história recente de Portugal.

Tal como recentemente referiu o Presidente da República, na homenagem do 100º Aniversário: “O verdadeiramente fascinante em Adriano Moreira é que, há muito, entrou na História apesar de toda a sua vida ter sido feita de desencontros históricos. Chegou sempre cedo demais ou tarde demais a esses encontros”

Observando o seu percurso politico é possível dizer (por muito que digam que é cheio de contradições) que é perfeitamente coerente. Sempre defendeu os princípios e valores bastante consistentes. De uma verticalidade inquebrável!

Apresento desta forma, a minha homenagem ao Professor Adriano Moreira, cuja integridade, longevidade intelectual e cultural, sempre me impressionaram.