11 Setembro 2016      11:21

Está aqui

MINA DE S. DOMINGOS REQUALIFICADA

Numa parceria da Câmara Municipal de Mértola e da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a Mina de S. Domingos, em Mértola (Beja), vai ser requalificada ao do acordo de parceria para a Valorização do Potencial Cultural, Turístico Geológico e Mineiro dos Territórios das Antigas Áreas Mineiras Abandonadas e Recuperadas.

Após o aproveitamento das condições naturais da região para a criação de uma das mais conhecidas praias fluviais do sul,  esta intervenção profunda era aguardada há cerca de 30 anos e o projeto – que pretende a recuperação ambiental da área afetada pela exploração mineira e um novo impulso económico para a região – representa um investimento inicial de 3,8 milhões de euros, apresentado ontem, sábado, dia 10, na aldeia que adotou o mesmo nome da mina, na presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

A Mina de S. Domingos foi explorada por Fenícios, Cartagineses e Romanos e dela extraia-se essencialmente cobre, ouro e prata.

A forma mais massiva de exploração desta a mina – com exploração de pirite, cobre e zinco - deu-se em 1858 e até 1965, ano em que foi declarado o esgotamento de minério e encerrada a mina de onde se estima tenham sido retirados mais de 25 milhões de toneladas de minério.

 

Imagem de www.roteirodeminas.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.