21 Setembro 2020      11:26

Está aqui

Mina do Lousal e Porta do Relógio no Alentejo ganham visitas virtuais

As Jornadas Europeias do Património (JEP), que se irão realizar nos próximos dias 25 e 27 de setembro, sob o tema “Património e Educação”, contam com quase 500 propostas, todas com preocupação de segurança sanitária, e muitas a decorrerem online, avança a Lusa.

Segundo as inscrições feitas na página das jornadas, até às 00h00 de domingo, dia 20 de setembro, as propostas atingiam as 467, entre visitas orientadas e mostras virtuais, atravessando todo o território nacional.

A mina do Lousal, em Grândola, e a Porta do Relógio, no Redondo, fazem parte das propostas de visita online, entre tantas outras.

Esta iniciativa, organizada pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, junta mais de 50 países e dezenas de milhares de atividades com o objetivo de valorizar o património comum da Europa e promover a sua proteção.

O tema deste ano (“Património e Educação”) pretende destacar “a riqueza e complexidade” da relação entre ambos, através de múltiplas expressões, da literatura e das artes, aos monumentos, aos museus, aos sítios arqueológicos e às paisagens, indica a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a coordenadora nacional das jornadas.

Este ano, a organização, sem pôr de lado as “habituais iniciativas” como as visitas guiadas, os espetáculos ou exposições, apela à segurança sanitária no contexto da pandemia, sugerindo que se privilegie “todo o tipo” de ações “que possam ser fruídas online”. No entanto, as atividades presenciais dominam, com mais de 400 inscrições.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.