26 Julho 2021      10:12

Está aqui

Mina de São Domingos: população exige reposição do médico de família

A Comissão de Moradores da freguesia da Corte do Pinto exige a reabertura do Posto Médico da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, “encerrada desde 26 março de 2020”, assim como a “reposição do médico/a de família”, adianta a Rádio Pax. Uma vigília junto ao Posto Médico está agendada para sexta-feira, dia 30 de julho, pelas 18h30.

O Posto Médico da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, reabriu depois de seis meses encerrado, entre março e outubro do ano passado, para “adaptar o serviço de saúde às condicionantes da covid-19, com obras adequadas”, e de mais seis meses, “por dificuldades por parte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) em colocar pessoal, médico e auxiliar”, refere a Câmara Municipal de Mértola.

Segundo a autarquia, “com um compromisso de 10 horas de consultas pré-agendadas, num mesmo dia, às quartas-feiras, das 9 horas às 19 horas”, este serviço médico “representa cerca de 35 consultas, em contraponto com as cerca de 50 semanais que existiam em anterior período de funcionamento do Posto Médico”.

Em declarações à Rádio Pax, Joaquim Cavaco, membro da Comissão de Moradores, afirma que a “luta vai continuar”, com o objetivo de repor “os três dias semanais com consultas e serviço de enfermagem” que existiam antes do encerramento.

Contudo, a Comissão de Moradores reconhece que “o serviço de saúde, tal e qual como era” tornava-se “insuficiente” tendo em conta que em dois dias por semana não existia “sequer serviço de enfermagem” para prestar apoio “a uma população que é maioritariamente idosa”.