21 Abril 2019      15:56

Está aqui

Milagres e questões essenciais

O milagre que afinal não o é assim tanto

Uma canção dos Pink Floyd perfeita sem a participação na composição de Syd Barrett? A resposta lógica à questão anterior terá sempre de ser: Não! Nem pensar!

Contudo, mais que não seja porque é no acidente que se constrói a lógica enquanto conceito, esses dois enormes acidentes da história da música, Roger Waters e David Gilmour (vulgares salteadores sem alma que ousaram continuar a fazer música sob o nome de Pink Floyd depois da partida do Grande Génio Syd), conseguiram compor a canção seguinte:

Point Me At The Sky (1968)

Vendo bem, o mérito de ambos é relativo, começa como uma canção dos Beatles retirada do alinhamento de Sargent Pepper’s e acaba como uma canção de Syd Barrett. Vampiros! Parasitas!

Mas lá que a canção é perfeita é. A esguia voz de Gilmour. E a letra encantadora. Que pena ter sido composta no Ano 1 da loucura de Syd e não no Ano 0 ou -1.

Questões Essenciais -

(Depois de ver o teledisco de The Caterpillar, singular, melhor: proto-espiritual, canção dos The Cure)

Pode uma canção começar melhor?

Um penteado assim indicia desde logo o génio?

Lá dos confins de sabe-se lá quando e em que lugar, se lugar tiver sido, enfim, dos primórdios do jogo de atracções em que alguns, de entre os melhores de nós, julgam poder vir a encontrar, tantos milhares de milhões de anos depois, o sentido do Cosmos, isto não faz lembrar o Baby Lemonade, canção mágica de Syd Barrett? 

O que é uma caterpillar girl?

E, já agora, uma baby lemonade?

Depois, sabendo o que são, resta o ineludível: quem são / quem eram tão plangentes e nobres figuras?

 

Imagem de cdn.mos.cms.futurecdn.net

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.