10 Abril 2018      16:54

Está aqui

Mil cavalos, 3 mil romeiros e quatro dias pelo campo até chegar a Viana do Alentejo

É uma viagem de outro tempo aquela que é feita entre a Moita e que termina no Santuário de N.ª S.ª D'Aires, em Viana do Alentejo, conhecida como Romaria a Cavalo.

Com um percurso de cerca de 150 quilómetros, percorridos ao longo de 4 dias, feito pela antiga canada real, ou Estrada dos Espanhóis, a romaria, que esteve interrompida durante mais de 70 anos e foi recuperada em 2001 pelos municípios da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, estabelece um laço entre as populações da Moita e de Viana numa tradição desde há muito associada às antigas rotas de transumância de gado.

Nascida no início do século passado, tornou-se tradição com os lavradores, que se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D’Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

A viagem, que junta cada vez mais pessoas (este ano são esperados mais mais de mil cavalos e 3 mil romeiros), tem início a 25 de abril e termina em grande festa em Viana do Alentejo, a 28 de abril.

Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para dia 28, a partir das 15h30, que inclui animação de rua em vários locais da vila, com o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, o Grupo De Moda em Moda, Grupos Corais, “Karma Drums” e “Xaral’s Dixie Band”. Haverá ainda olaria e chocalhos ao vivo. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Às 22h30, sobem ao palco Los Cavakitos, seguido de baile.

No dia 29, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço sobe ao palco o Grupo 4 Cantos, seguido de cante alentejano com o Grupo Coral Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo. Às 16h00, o espetáculo de encerramento da Romaria a Cavalo está a cargo do Grupo de Cante Alentejano Malha Vacas.

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 28, pelas 21h00, e para a procissão que liga a Igreja Matriz ao Santuário, seguida de missa campal, no dia 29, a partir das 10h00.

imagem de capa de setubalmais.pt