29 Julho 2020      09:53

Está aqui

Migração da TDT arranca em Portalegre a 12 de agosto

O processo de migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) vai ser retomado a 12 de agosto no distrito de Portalegre, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Entre 12 e 21 de agosto, “está previsto que mudem de frequência os emissores de Alter do Chão, no dia 12; seguindo-se o de Sousel, a 17; e o de Elvas, no dia 18”, enquanto “os emissores de Campo Maior e Arronches mudam de frequência no dia 19; Castelo de Vide e Nisa no dia 20 e o emissor do Gavião muda de frequência no dia 21”, refere o regulador em comunicado, segundo noticiado pela Lusa.

No distrito de Santarém, será também alterado o emissor de Mação ainda no dia 21 de agosto. Este processo de migração dos emissores “na região 4 termina no dia 22 de setembro e abrange um total de 28 emissores”, divulga ainda a Anacom.

A empresa salienta que “quem recebe atualmente o sinal do emissor de S. Mamede, em Portalegre, não será afetado por este processo, pois este emissor não mudará de frequência. Aliás, as pessoas saberão que foram abrangidas pelo processo de migração dos emissores se a sua televisão ficar sem imagem”.

Adicionalmente, o regulador explica que “quando o ecrã da televisão ficar sem imagem (negro) apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”.

A Anacom recorda também que não é necessário substituir ou reorientar a antena, nem trocar o descodificador ou televisão, como também ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga.

No caso de não se conseguir fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda telefónica, a Anacom “agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita”.