12 Setembro 2020      12:04

Está aqui

Messajana para disfrutar a nu

Messejana é um nome recorrente das histórias e cultura tradicional alentejana. O facto deve-se sobretudo a Brito Camacho, natural de Aljustrel, ministro da 1ª República. Quando uma delegação de representantes da Messejana se deslocou a Lisboa para lhe apresentar um extenso caderno reivindicativo, o ministro terá reagido com um “Não querem também uma praia?”, sendo a resposta da delegação um ícone e um mito da tradição popular alentejana: “Arranje lá a água, que a areia arranjamos nós”, tornando assim célebre a famosa Praia da Messejana.

Ora, mesmo sem praia, foi nesta aleia do concelho de Aljustrel que os jovens empreendedores Jorge Coelho e Hélder Rodrigues, decidiram criar um paraíso naturista.

Sendo eles próprios naturistas, após ultrapassadas as dificuldades burocráticas, criaram o projeto “Terra Nua”, um espaço que rural com parque de campismo e caravanismo naturista e que permite aos naturistas relaxar e disfrutar por completo do meio envolvente em comunhão com a natureza.

Aberto desde agosto, esta infraestrutura naturista tem capacidade para 89 pessoas, contando com 30 alvéolos com acesso a água, 20 deles com acesso a eletricidade existindo ainda balneários completamente equipados, sala de receção e snack-bar. Praia não há, mas há piscina. Esperam que o projeto possa continuar a crescer e planeia já melhorar o espaço construções modulares, naquele que consideram “um projeto de vida”.

À vida da pacata aldeia alentejana, o “Terra Nua” trouxe muita curiosidade, sendo bem aceite por todos e que constataram ser um parque de campismo normal, onde as pessoas se despem no corpo e nos preconceitos.

O parque integra a rede de alojamentos de parcerias com a Federação Portuguesa de Naturismo, juntando-se ao Jardim do Eden, em Ansião, ao Vila Pura, em Tavira, ao Samonatura, em Odemira e ao Maral, em Marvão.

 

Imagem de Facebook do parque