14 Janeiro 2023      11:41

Está aqui

Mértola: Encontrados ovos de mosquitos que transmitem dengue ou Zika

Ovos do mosquito responsável pela transmissão de várias doenças, entre as quais a febre-amarela, dengue, Zika e chikungunya, foram encontrado em Mértola, no distrito de Beja – o mosquito-tigre-asiático (‘aedes albopictus’) foi inicialmente descoberto em Portugal em setembro de 2017, mais especificamente em Penafiel. Em 2019 foi também detetado no Algarve, no concelho de Loulé.

Segundo revelou Mário Santos, delegado de saúde coordenador do Baixo Alentejo, em declarações ao jornal ‘Público’, foi identificada “uma postura de vários ovos de mosquito” em outubro de 2022, na zona de Mértola, numa “das armadilhas” colocadas “no âmbito da Rede Nacional de Vigilância de Vetores (Revive)”, explicou. A Revive é da responsabilidade do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e dedica-se à vigilância de mosquitos e carraças por todo o país.

Agora, vai passar-se de “um programa de rotina para a constituição de um grupo de trabalho, do qual fazem parte o INSA e a Direção-Geral da Saúde, para levar a cabo uma vigilância vetorial adaptada à identificação deste agente”, explicou o responsável. “Nesta altura do ano, o mosquito não está ativo porque precisa de temperaturas médias na ordem dos 17 graus. Portanto, só voltará a estar ativo lá para março ou abril. Depende muito das condições climáticas, e é por isso que é necessário ir monitorizando as temperaturas”, apontou. “Para já, a convicção é que não é uma situação disseminada, mas terá de ser verificado porque pode não ser uma presença acidental e a tendência, sobretudo devido às alterações climáticas, é para a sua disseminação.”

O delegado de Saúde do Baixo Alentejo sublinhou que em Portugal ainda não ocorreram casos de doenças relacionadas com este mosquito, algo que já sucedeu em vários países europeus – casos da Croácia, Espanha, França e Itália, com casos de dengue associados à presença desta espécie, assim como casos de chikungunya.