2 Novembro 2021      14:18

Está aqui

Mértola e Castro Verde promovem “Fim de Semana de Aves”

O “Fim de Semana das Aves”, a realizar-se em Mértola e Castro Verde nos dias 13 e 14 de novembro, é uma iniciativa que inclui passeios de observação de aves, sessões de anilhagem científica, workshops para famílias e o lançamento do guia “Where to Watch Birds in Southern Portugal”.

De acordo com a Portugal Wildscapes, entidade promotora do evento, esta iniciativa marca o início das celebrações da criação do Parque Natural do Vale do Guadiana, que comemora 26 anos no dia 18 de novembro.

Assim, as atividades começam na manhã de sábado, dia 13, com uma sessão de anilhagem científica na Herdade de Alagães, em João Serra (Mértola), seguida de uma caminhada para observar a avifauna da zona.

Nesse mesmo dia, à tarde, ainda na Herdade, as famílias poderão participar num workshop de construção de caixas-ninho para as aves dos pinhais, com a colaboração da Associação Montícola.

Os observadores de aves podem ainda optar por partir em busca das “Aves das Estepes”, num passeio guiado por João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper, com ponto de encontro no Observatório do Lince-Ibérico (Igreja de São João dos Caldeireiros).

No domingo, dia 14, realiza-se um passeio guiado por representantes do Parque Natural do Vale do Guadiana do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) para observar tanto aves como linces-ibéricos.

A manhã de domingo termina na Nossa Senhora de Aracelis (Castro Verde), com o lançamento oficial do guia “Where to Watch Birds in Southern Portugal”, onde estarão presentes os autores João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper.

Este guia, produzido pelo município de Mértola, pretende “promover internacionalmente o sul de Portugal enquanto destino de birdwatching (observação de aves)”.

A última saída de campo do evento vai levar os participantes em descoberta das “Aves Rupícolas”.

A participação nas atividades é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias no website da Portugal Wildscapes.

A entidade, cuja prioridade é “aliar o turismo à conservação da natureza”, encontra-se a operar no Baixo Alentejo através do envolvimento de privados, autarquias e ONGs, promovendo “um destino de turismo de natureza responsável”.

O trabalho do projeto passa também por “organizar sessões científicas e atividades turísticas especializadas em cooperação com proprietários”, o que se torna “numa oportunidade de valorizar o património natural, criar nova oferta turística no território e apoiar uma gestão promotora de biodiversidade”.

O “Fim de Semana das Aves” é uma iniciativa promovida pela Portugal Wildscapes, em parceria com o município de Mértola, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Associação Montícola e a Birds & Nature, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.

 

Fotografia de portugalwildscapes.com