A Associação dos Moradores do Centro Histórico de Mértola (AMCHM) criou, em parceria com a Cooperativa Coopérnico, um Gabinete de Apoio à Eficiência Energética disponível para toda a região do Baixo Alentejo.
Em declarações à Rádio Pax, Jorge Pulido Valente, fundador da associação, afirma que este gabinete pretende “combater a pobreza energética, promover o conforto térmico e a eficiência energética nas habitações em todo concelho e dinamizar a criação de comunidades de energias renováveis”.
A associação indica ainda que o gabinete dispõe já de um mentor de energia certificado, habilitado a fazer as visitas domiciliárias para elaboração de relatórios energéticos.
O responsável explica também que o gabinete está disponível para a prestação de serviços nesta área, quer no concelho de Mértola, quer em todo o Baixo Alentejo, e irá propor protocolos de cooperação com as câmaras e juntas de freguesia.
Jorge Pulido Valente acrescenta ainda que a associação tem como meta a instalação de uma central fotovoltaica fora do perímetro das muralhas, dada a proibição de instalação de painéis solares no casco antigo.
Fotografia de correioalentejo.com