24 Julho 2016      14:01

Está aqui

MERCADO DE ESTREMOZ É SUCESSO NA AUSTRÁLIA

O conhecido Mercado semanal de sábado, em Estremoz (Évora) foi destaque no jornal australiano “The Australian” que chega a dizer que parece que a cidade parece ter sido construída em redor do mercado.

O jornalista Phill Hawkes começa pela pergunta “O que há de especial neste mercado?” para depois iniciar uma enumeração com tudo o que há de especial em redor deste mercado ancestral - não sem referir que é difícil explicar – e começa por dizer que tem a venda habitual de produtos hortícolas que se espera num mercado do género vendidos por agricultores genuínos e que não oferecem grandes quantidades de produtos.

Como a visita foi realizada na época dos morangos e frutos vermelho refere que tinha á disposição um sem fim destes frutos e até alguns que desconhecia, como a groselha branca.

Enumera depois produtos hortícolas para dizer que há também animais e que tudo junto é uma interessante amálgama de cores e ruídos. Destaca a enorme oferta de enchidos caseiros – algo que já esperava – e critica que só por eles já cheirava a fumo suficiente, não havendo necessidade de se ter que tornar fumador passivo dado que as pessoas fumam indiscriminadamente na rua.

Pão rústico e pastelaria tradicional ajudam a completar o rol de ofertas disponíveis, junto com a queijaria.

Um pouco afastado deste mercado surge um outro, o das antiguidades, roupa e móveis, onde existe um seu quê de “ciganos” quando se trata de regatear o preço das coisas, tudo num bom ambiente.

Termina com referências e comparações a um mercado australiano e refere que o mercado estremocense é um sítio de reunião dos seus habitantes, dos seus “primos” dos arredores e onde se cruzam gerações que partilham o seu amor pelo país.

 

Leia o artigo original aqui.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.