Da autoria do Padre Joaquim José da Rocha Espanca e publicada pela autarquia, através de 36 cadernos Culturais, Memórias de Vila Viçosa é uma extensa monografia do século XIX composta por cinco tomos.
Estas memórias inserem-se num vasto movimento histórico-literário em voga naquele século e inícios do século XX, não só em Portugal como também em quase toda a Europa.
A obra pode agora ser consultada digitalmente na página oficial da Câmara Municipal de Vila Viçosa e, através da qual, é possível recuperar alguns aspetos da cultura tradicional alentejana e fornecer, aos leitores em geral e aos calipolenses em particular, um maior conhecimento do contexto histórico e social de Vila Viçosa.
No entanto, o autor transcendeu o âmbito da mera monografia da história local ao elaborar um enquadramento nacional com recurso frequente a ciências auxiliares da História (tais como, a Arqueologia, a Etnografia, a Sociologia, a Economia, a Geografia e a Demografia) e pelo seu importante contributo para a divulgação da cultura do concelho de Vila Viçosa.