6 Novembro 2018      19:09

Está aqui

Marvão promete mês gastronómico único

Marvão é um Alentejo diferente, feito de alturas que a Serra do Sapoio lhe confere. E é rica em castanhas e tradição. Se há época que descreva Marvão, é esta. Vinho e castanhas são a base de um mês de celebrações, com dois pontos altos feitos da Feira da Castanha, do Festival do Castanheiro e da Quinzena Gastronómica da Castanha. A 10 e 11 novembro é a vez da Festa da Castanha e do Festival do Castanheiro, que inclui quatro tradicionais magustos, num cenário de uma extraordinária beleza. Quando falamos de Marvão não se poupam os elogios. O evento, feito de vinho, castanha, doces e pratos feitos dela, assim como os licores, acompanhados de queijos, compotas, frutos secos, azeites e enchidos.

Descrito o cenário e a moldura, falta falar dos diversos espectáculos de animação de rua e música popular portuguesa, com as actuações de Sons do Minho, De Moda em Moda, Andreia Portilho e os marvanenses Cant’Areias, no palco principal instalado no Largo do Terreiro. A entrada na Feira da Castanha custa um euro e a receita reverte, na totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Depois a Quinzena Gastronómica da Castanha, que é um hino à castanha, entre 10 e 25 de novembro e que, nos aconchegantes restaurantes do concelho, convidam a almoços e jantares demorados porque com o frio, parece não fazer mal qualquer farto jantar. E vá por nós, que ninguém nos encomendou o sermão, vale a pena todo o tempo que lá se passa por esta altura.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão