7 Junho 2016      01:53

Está aqui

MÁRMORE DE VILA VIÇOSA VIAJA PELO MUNDO

Promovida pela Assigrama (Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores e Granitos e Ramos Afins) e com o selo da Experimentadesign, a “Primeira Pedra” será lançada por Siza Vieira, já no próximo dia 25 deste mês, num acontecimento que antecede a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, que abre portas a 28 deste mês. Este é o primeiro passo de um programa que vai promover o granito e o mármore das pedreiras nacionais, associando designers e criativos à indústria da pedra. Onde se destaca, naturalmente, a qualidade do mármore de Vila Viçosa.

Este projeto, que estabelece parcerias internacionais e que teve como base uma investigação sobre o potencial e as particularidades do mármore e do granito portugueses, pretende pôr em movimento a indústria empresarial do sector e os meios de produção artística. Nas diferentes fases deste projeto estarão envolvidos vários artistas, como o chileno Alejandro Aravena e Siza Vieira, o convidado desta edição para representar Portugal na Bienal, ou Amanda Levete, a autora do novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP.

Assim, a partir de Veneza e até outubro de 2017, a “Primeira Pedra” vai circular entre Basileia, Nova Iorque, Milão, Dubai, Londres e Lisboa, levando consigo arquitetos e designers gráficos e de produto, convidados a desenvolver trabalhos a partir destes materiais, com o intuito de criar uma reflexão conjunta do lugar cultural e socioeconómico das pedreiras nacionais, e de como esta história pode ser contada ao mundo.

Por fim, depois do seu périplo internacional, o programa termina na capital do mármore nacional, Vila Viçosa, com workshops e visitas às pedreiras, onde também será cenário de um espetáculo multimédia.

Imagem © João M. Pereirinha.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.