19 Julho 2022      21:22

Está aqui

Maria de Lourdes Modesto morre aos 92 anos

Por Joana Mancha

 

Conhecida como “A Diva” da gastronomia portuguesa, Maria de Lourdes Modesto, faleceu esta terça-feira, aos 92 anos de idade, em Lisboa.

Segundo o jornal Público, já se encontrava internada há vários dias.

Nascida a 1 de junho de 1930, em Beja, dedicou a sua vida à gastronomia, tendo-se tornado na primeira apresentadora de programas de culinária em Portugal, tendo começado em 1958, na RTP.

No decorrer da sua carreira, escreveu ainda vários livros dedicados à culinária, entre os quais "Grande Enciclopédia da Cozinha" e "Cozinha Tradicional Portuguesa".

Vítor Fernandez Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo e da Agência Regional de Promoção Turística, lamentou a morte da gastrónoma. “Hoje a gastronomia é um dos produtos mais procurados do nosso território, uma realidade que se deve muito ao trabalho de Maria de Lourdes Modesto, a primeira pessoa a trazer este produto turístico para o palco mediático”.

Também o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma nota de pesar, destacando Maria de Lourdes Modesto como “uma figura muito simpática e popular da nossa televisão, através do programa de culinária que apresentava e que, em vários aspetos, era inovador para a época.”

O Chefe de Estado ressaltou ainda a condecoração de Maria de Lurdes Modesto com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito em 2004, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

 

Fotografia de observador.pt