10 Julho 2018      08:35

Está aqui

Maquetas de João Cutileiro expostas em Évora

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, expõe um conjunto de 63 maquetas produzidas pelo escultor João Cutileiro – radicado há muito no Alentejo – e que foram realizadas entre 1968 e 2017, para obras destinadas ao espaço público.

Esta exposição resulta do projeto 'Pedras na Praça', promovido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), custou 86.500 euros, com o apoio de fundos comunitários, e pretende dar a conhecer a obra para o espaço público de João Cutileiro, com 81 anos.

O comissário científico da exposição, Joaquim Oliveira Caetano, refere a este respeito que o escultor João Cutileiro "fez entrar a arte monumental no campo cívico, colocando in situ as suas experiências artísticas que renovam e reescrevam a história de alguns lugares mas também a nossa própria História. (...). João Cutileiro dessacralizou o espaço público com as suas obras, deu-lhe um outro "valor" de memória cívica e de harmonia com a vida pública" (...) afirmando-se na arte contemporânea com "um caminho de aprendizagem e de confronto com o objeto artístico, quase sempre no mesmo suporte: a pedra dura".

A exposição integra ainda o documentário A PEDRA NÃO ESPERA, da realizadora Graça Castanheira.

Imagem de capa de MARISA CARDOSO, em marisacardoso.com
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.